sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Plano de Intervenção (Educação de Cara Nova)








No período de 23 a 25 de julho de 2013 a equipe de trabalho da Coordenação de Formação Continuada da Subgerência de Formação e Tecnologias da Gerência de Educação/SEDUC realizou o evento "Plano de Intervenção (Educação de Cara Nova) na Escola Jovem Gonçalves Vilela - Ji-Paraná/RO" com formadores das CRE de Rondônia. O evento com palestras e oficinas pedagógicas teve a participação das Formadoras dos NTE de Porto Velho, Profª Maria Lenilza Gurgel Silva e Ji-Pararaná, Profª Cleodoana que palestraram sobre Criação de Aula com Recursos Midiáticos e Saberes Tecnológicos e Midiáticos na Educação em Rede

Encontro do Curso de Redes de Aprendizagem em Ji-Paraná

Ocorreu em Ji-Paraná, no dia 30 de julho, o encontro para preparação dos tutores para o novo curso do Proinfo Integrado: Redes de Aprendizagem. O curso tem como objetivo Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital e compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas e o seu potencial educativo.
 
Com intuito de preparar a formação dos tutores, os NTEs de Ji-Paraná, Porto Velho, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena reuniram-se no último dia 30 de julho. Foi um momento muito produtivo com estudo, reflexão e programação das ações futuras, onde é renovada a certeza de que a educação de qualidade que se busca só ocorrerá “com educadores emanci­pados, autônomos e acima de tudo “encantados” pela educação.” conforme afirma Moacir Gadotti no texto “Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido”:
 
“Sentido” quer dizer caminho não percorrido, mas que se dese­ja percorrer, portanto, significa projeto, sonho, utopia. Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente..(...) Mo­acir Gadotti.







Fonte: NTE Ji-Paraná

terça-feira, 23 de julho de 2013

Entrevista com Luli Radfahrer - Impacto das novas tecnologias na sociedade

As inovações tecnológicas no ambiente digital se sucedem com uma velocidade vertiginosa. Se hoje as redes sociais, os smartphones, a computação em nuvem e os tablets estão no auge da popularidade, nada garante que alguma ou todas essas tecnologias possam evoluir para se transformarem em algo totalmente diferente ou simplesmente deixarem de existir daqui a alguns anos. 

Nesta edição do programa Entrevista, o jornalista Beto Largman recebe o professor-doutor em Comunicação Digital da ECA/USP, Luli Radfahrer, um especialista e pesquisador de novas tendências, para debater sobre o assunto. O bate-papo faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Programa gratuito criado pelo MIT ensina programação para crianças

DESDE CEDO - Aula de Scratch no Dante Alighieri, em São Paulo: em dez minutos, crianças de 8 anos aprendem a criar uma animação
Nos anos 90, com a globalização dando as cartas na economia, os pais perceberam que aprender uma língua estrangeira, em especial o inglês, tornara-se um pré-requisito para que seus filhos pudessem disputar bons empregos no futuro. 
O ensino de idioma estrangeiro passou a ser obrigatório até no currículo das escolas públicas brasileiras. Vinte anos depois, falar inglês parece já não ser suficiente. A geração que nasce no novo milênio depara com a ascensão de uma nova segunda língua: a dos computadores. 
Em um planeta no qual quase metade da população tem contato diário com o mundo digital por meio da internet - no computador do trabalho, no uso do celular, e assim por diante -, o entendimento das ferramentas que fazem funcionar os chips pode ser a diferença a favor de quem espera se destacar no universo acadêmico ou no mercado de trabalho. “A programação se tornou uma disciplina tão básica quanto a matemática e a escrita”, disse a VEJA Mitchel Resnick, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “A dificuldade está em ensinar a crianças algo que parece complexo mesmo para adultos”, completou. Resnick não apenas identificou a dificuldade. Ele também encontrou a solução: desde 2007, chefia o desenvolvimento do Scratch, um modo fácil de ensinar a linguagem da computação a crianças a partir dos 8 anos. A última versão, o Scratch 2.0, foi lançada em maio.

Fonte: Veja

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Núcleo de Tecnologia realiza oficina de Criação de Blogs para os formadores da Gerência de Educação

Aconteceu nos dias 04 e 05 de julho na Escola Barão do Solimões a oficina de Criação de Blogs Educativos, ministrada pelos formadores Lindoval Rufino  e Rita Lindomar, com o objetivo de capacitar os formadores no uso pedagógico desta ferramenta no ensino e aprendizagem e aprimorar seus conhecimentos específicos, intermediando com as tecnologias e mídias digitais. 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Escola Santa Marcelina recebe o primeiro Encontro do Curso "Elaboração de Projetos", do ProInfo

Os professores, gestores, e equipe técnica pedagógica  da Escola Santa Marcelina, localizada no bairro Embratel, em Porto Velho, iniciaram neste dia 02 de julho de 2013 o curso Elaboração de Projetos, do Proinfo