quarta-feira, 11 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO DIGITAL NA ESCOLA MARIANA EM PORTO VELHO

Ninguém educa ninguém, mas ninguém, tampouco, se educa sozinho”.

(Pedagogia do Oprimido),

Aconteceu no LIE da Escola Mariana na Zona Leste da Cidade de Porto Velho a abertura do Curso Introdução à Educação Digital, com professores e gestores. Este curso, Introdução à Educação Digital- 40 h, promovido pela SEED-MEC, integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional- PROINFO INTEGRADO, que visa a formação de Professores e Gestores da Educação Básica da Escola Pública, visando à inclusão digital e social.
A abertura do curso Proinfo 40h aconteceu em maio deste ano e contou com a Presença das Multiplicadoras Goreth Reis e Rita Lindomar do Núcleo de Tecnologia Educacional de Porto Velho ,diretores Ariano e a vice-diretora Lucia, coordenadores pedagógicos e professores da escola.
Este curso é voltado à formação de professores e gestores da educação, visando ampliar sua apredizagem sobre mídias e tecnologias, manejo de computador e de alguns programas no ambiente Linux Educacional e ainda a busca de possibilidades de aproveitá-la no cotidiano e na prática pedagógica.

Esta turma será acompanhada pela multiplicadora Rita Lindomar que dará todo o suporte pedagógico tanto nos encontros presenciais nos estudos das unidades como nas atividades à distância e no ambiente colaborativo de aprendizagem-E-Proinfo.

O curso Introdução à Educação Digital foi estruturado e organizado em 08 unidades de estudo e prática. Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 4 horas semanais distribuídas em: encontros presenciais semanais de 2 horas; e estudo a distância, guiado pelas unidades de estudo e prática, de 2 horas por semana. Total de horas do Curso Introdução à Educação Digital: 40h ,adequando os encontros presenciais de acordo com a realidade escolar.

Vale ressaltar que nós nos educamos uns aos outros à medida que interagimos uns com os outros, à medida que tentamos nos transformar em adultos independentes e competentes, capazes de definir, autonomamente um projeto pessoal/profissional e de transformá-lo em realidade.

Sejam Todos e Todas Bem Vindos e Bem vindas!

SUCESSOS PARA TODOS!

COMPUTADORES PARA DOAÇÃO

O que é o Projeto Computadores para Inclusão

O Projeto Computadores para Inclusão - Projeto CI envolve a administração federal e seus parceiros num esforço conjunto para a oferta de equipamentos de informática recondicionados, em plenas condições operacionais, para apoiar a disseminação de telecentros comunitários e a informatização das escolas públicas e bibliotecas.
Com este esforço, está sendo criada uma rede nacional de reaproveitamento de equipamentos usados, recondicionados por jovens em formação profissionalizante, em oficinas que deverão proliferar em diversas partes do país.
Como funciona o Projeto CI:
Centros de Recondicionamento de Computadores
As oficinas são denominadas Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), espaços físicos adaptados para o processo de recepção de equipamentos usados, triagem, recondicionamento, armazenagem, entrega e descarte ambientalmente correto de componentes não aproveitáveis.
Seleção de beneficiários
A seleção de projetos que receberão os computadores e periféricos recondicionados é de responsabilidade da Coordenação Nacional do Projeto CI, composta por representantes dos Ministérios do Planejamento (MP), Educação (MEC) e Trabalho e Emprego (MTE), dos CRCs integrantes da rede e dos parceiros que aportam recursos e/ou serviços.
» conheça os critérios de seleção

quarta-feira, 30 de junho de 2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

Oi Futuro abre seleção para projetos de desenvolvimento de tecnologia social em todo o país



A abertura da 7ª edição do Programa Oi Novos Brasis 2010 será no dia 25 de maio



O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, lança no próximo dia 25 de maio o edital de seleção para o Programa Oi Novos Brasis 2010. O programa de apoio técnico e financeiro para projetos sociais busca viabilizar idéias inovadoras de todo país que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

terça-feira, 9 de março de 2010

Formadores do Proinfo são capacitados pela Seduc em Porto Velho

Aula de Capacitação de Formadores do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) Integrado e Elaboração de ProjetosA Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza de terça a quinta-feira (9 a 11), das 8h00 às 12h00, Capacitação de Formadores do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) Integrado e Elaboração de Projetos. O evento que acontece na Faculdade de Tecnologia (Fatec), em Porto Velho é concretizado por meio do Programa de Tecnologia Educacional (PTE) e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), sob a coordenação de Valmir Souto e Percília Pantoja. Participarão professores das cidades de Ariquemes, Cujubim, Cacaulândia, Extrema, Guajará-Mirim, Monte Negro, Nova Mamoré e Porto Velho.

O PTE tem a finalidade de executar ações inerentes à capacitação de professores para o uso pedagógico e integrados das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’c), referente a qualificação dos recursos humanos no processo de ensino-aprendizagem. Em parceria com a Secretaria de Educação a Distância e com o Ministério da Educação (SEED/MEC), o evento promoverá a capacitação de professores tutores que irão atuar no curso de elaboração de projetos.

O curso é semipresencial, voltado para atualização e aprofundamento nos princípios de integração de mídias e a reconstrução da prática político-pedagógica. “Esta capacitação totaliza 180 horas, divididas em três fases. Os participantes terão seus conhecimentos enriquecidos em Introdução ao Linux Educacional (40 horas); Ensinando e Aprendendo com as TIC’s (100 horas) e Elaboração de Projetos (40 horas)”, informa Valmir Souto, coordenador do PTE.

Fonte: Assessoria
Autor: Anfrízio Santana

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Plataforma Freire - Plano Nacional de Formação de Professores

Caros professores da Rede Estadual e Municipal,apresentamos a Plataforma Freire, um sistema de gerenciamento de cursos do MEC de todo o território Nacional. Disponibilizamos aqui um pequeno tutorial e links para o site e arquivos em PDF.
Dicas para o sucesso de seu cadastro e pré -inscrição:
  • Usar o navegador(Mozilla firefox ou iceweasel(linux);
  • Os cursistas que concluiram o curso de formação continuada Proinfo - Introdução à Educação Digital (40h), deve cadastrar-se no Proinfo Integrado II - Tecnologias na Educação, Ensinando e Aprendendo com as Tic (100h).
  • Os cursistas que concluiram em 2009 o curso Proinfo II-Tecnologias na Educação, devem cadastrar-se no Proinfo III-Elaboração de Projetos (40h).
  • Professores e gestores, façam seus cadastrados nos cursos disponíveis do Proinfo para que o NTE/SEDUC possa verificar a demanda dos cursos de formação continuada.
  • Demais informações e orientações, entre em contato via e-mail ou telefone para que possamos sanar quaisquer eventuais dúvidas. (ntepvh@yahoo.com.br - 3216-5325)

    Obs: Solicitamos o apoio dos gestores no sentido de participar, sensibilizar e orientar os professores quanto a importância do cadastro e pré-inscrição nos cursos em suas escolas .
Em 2009, o Ministério da Educação, juntamente com estados, municípios, universidades e institutos federais, oferece 52.894 vagas neste semestre nas modalidades presenciais e a distância. Veja a seguir como se candidatar a uma dessas vagas.

O que é a Plataforma Paulo Freire?
A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação e pós-graduação, ofertados gratuitamente por mais de 90 instituições de ensino em todo o país. Nela você também pode cadastrar seu currículo e mantê-lo atualizado. A ferramenta faz parte do Sistema Nacional de Formação de Professores.

Quem pode se inscrever para fazer esses cursos?
Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

Já tenho uma graduação. Posso fazer outra?
Sim, se você estiver lecionando fora de sua área de formação. Por
exemplo, se você se formou em física, mas dá aula de matemática, poderá
se inscrever num curso de licenciatura em matemática.

Como faço minha pré-inscrição?
Você pode ler e seguir o passo a passo deste tutorial do próprio site clicando aqui --> http://freire.mec.gov.br/ssd/como-se-cadastrar
Ou ainda baixar este manual no formato PDF clicando aqui --> http://freire.mec.gov.br/publico/pdf/como_se_cadastrar.pdf

O primeiro passo é acessar a plataforma no endereço www.mec.gov.br.
Em seguida você vai clicar no “Plano Nacional de Formação do Professor
da Rede Pública”.

Faça seu cadastro. Na primeira tela, clique em “Primeiro
acesso à Plataforma Freire” on tem "Clique aqui para fazer o cadastro inicial".



Poderá aparecer uma mensagem de erro.
Se você estiver usando o "Internet Explorer" basta clicar em "Continuar neste site".


Logo depois aparecerá a tela de cadastro onde pedirá seu CPF.



Se você estiver usando o navegador "Mozilla Firefox" ou o "IceWeasel" do Linux ocorrerá algo semelhante. Na tela em que aparece "Esta conexão não é confiável" basta clicar em "Entendo os riscos".
Depois clicar em "Adicionar exceção...".


Depois na tela que foi aberta clicar em "Confirmar exceção de segurança".


Logo depois aparecerá a tela de cadastro pedindo o seu número de CPF.


O passos seguintes do cadastro você poderá acompanhar no tutorial do site ou baixar o manual.
CLIQUE AO LADO PARA LER O TUTORIAL DO SITE: http://freire.mec.gov.br/ssd/como-se-cadastrar
CLIQUE PARA BAIXAR O TUTORIAL: http://freire.mec.gov.br/publico/pdf/como_se_cadastrar.pdf
CLIQUE PARA ACESSAR A PÁGINA INICIAL DO CADASTRO:http://freire.mec.gov.br/index-static

Material do curso de elaboração de projetos 40 horas - Proinfo Integrado

Material do curso de elaboração de projetos 40 horas - Proinfo Integrado

Caros Colegas,
A proposta de formação continuada do Proinfo Integrado contém três cursos que juntos formam 180 horas:
Curso de Introdução à Educação Digital = 40 horas;
Curso Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC = 100 horas;
Curso de Elaboração de Projetos = 40 horas

Clique abaixo para acessar os Eixos do curso de Elaboração de Projetos:
Eixo 1 - Projetos;
Eixo 2 - Currículo;
Eixo 3 - Tecnologia;

Objetivos do Curso de Elaboração de Projetos:
Em consonância com as diretrizes e os objetivos do Programa Proinfo Integrado, o curso de Elaboração de Projetos (40h) tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que os professorese gestores possam:
- Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
- Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
- Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).

fonte:mec

sábado, 6 de fevereiro de 2010

o que é o PROINFO?

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado



proinfo

O que é?

O Proinfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e comunicação - TIC - no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Cursos Ofertados

  • Introdução à Educação Digital (40h) - Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/Internet - . O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).
  • Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa a oferecer subsídios teórico-metodológicos-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
    • compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
    • planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.
    • utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
  • Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.
  • Curso Especialização de Tecnologias em Educação (400h) - A proposta principal do Curso Tecnologias em Educação é propiciar a formadores/multiplicadores dos Programas ProInfo Integrado, TV Escola, Mídias na Educação, Formação pela Escola e Proinfantil e a professores efetivos da rede pública de ensino e gestores escolares especialização, atualização e aprofundamento nos princípios da integração de mídias e a reconstrução da prática político-pedagógica. Esses objetivos gerais podem ser desdobrados nos principais objetivos específicos:
  • Desenvolver competências que permitam orientar, produzir, capacitar e apoiar o uso/aplicação político-pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares das diversas unidades da federação;
  • Possibilitar a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e uma nova visão epistemológica envolvida nos processos de conhecimento;
  • Planejar e executar ações a partir de uma ótica transformadora viabilizando a articulação entre o projeto político-pedagógico, as atividades de gestão e a prática educativa mediada por tecnologias.